terça-feira, 29 de outubro de 2013

Prévia da próxima postagem

 

   Estou preparando a próxima postagem, mas não consegui segurar a ansiedade. Vou deixar aqui um vídeo gravado pelo amigo Eduardo P. Moreira, o Dado DJ. Trata-se da travessia do Viaduto Paulo de Frontin, em Miguel Pereira. Apreciem parte de nossa aventura.

   Obs.: Áudio original com algumas palavras “mais fortes”, devido a dificuldade da travessia.

   Abraços

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Estrada de Ferro Rio d’Ouro: Ramal da Penha sendo apagado pelas obras do corredor BRT TransCarioca.

  
“Um país que não cuida do seu passado jamais será um país de futuro, ou do futuro.”

   Não se trata exatamente de uma expedição para fazer registro de belas paisagens ou para relaxar a mente. Eu e mais dois companheiros percorremos esse antigo ramal, nos dia 30/05/2013, para denunciar o absurdo que estava sendo feito com o pouco material que sobrou desse ramal, que se iniciava onde temos hoje a estação de Metrô de Vicente Carvalho, no bairro homônimo, e tinha seu ponto final onde hoje existe uma estação de tratamento de esgotos, no bairro da Penha.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Guapimirim x Barreira: EF Therezópoliz foi a escolhida da vez.

  
   Eu acho os trechos de serra muito fascinantes. Já encarei algumas vezes a Serra da Estrela e tenho muita vontade de fazer o de Nova Friburgo mas, dessa vez, o escolhido foi o trecho de subida da Estrada de Ferro Teresópolis, mais precisamente da Estação Guapimirim até a extinta Parada Barreira. Vamos lá!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Os mistérios da Estrada de Ferro Rio d’Ouro: De Cava até Tinguá, o antigo Ramal de Iguassú.


   Pense em lugares bucólicos nos dias de hoje? Alguns conhecem muitos e muitos conhecem alguns. Pois é, em paisagens bucólicas em plena Baixada Fluminense nos dias atuais, ainda existem pessoas que sentem falta de levar suas colheitas para a Capital Fluminense para garantir o sustento de suas famílias. Até início dos ano 70 isso era possível graças ao trem, hoje… Não mais! Entre belas paisagens, depoimentos de antigos moradores, abandono de nossas autoridades, coragem para encarar o desconhecido e sempre caminhando ao lado de adutoras e ruínas seculares, lá fomos nós percorrermos parte da história esquecida de nosso Estado. Lá fui eu conhecer um pouco mais da Rio d’Ouro.

terça-feira, 12 de março de 2013

Agradecimento e reconhecimento pelo trabalho feito pelos membros do “Trilhos do Rio”


   Pessoal, sei que estou devendo uma postagem desde o ano passado. Mas acabaram acontecendo algumas coisas que não me deixaram ir à campo. Enfim, o jejum acabou no dia 10/03/2013. Percorremos o trecho de Vila de Cava até Tinguá, da extinta e saudosa Estrada de Ferro Rio d’Ouro. Logo posto aqui.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Trilhos e Trilhas RJ no Facebook


   Estou devendo uma postagem esse mês. Eu gostaria muito de estar postando nesse exato momento mais alguma expedição feita, mas aconteceu um probleminha comigo. Nada demais, mas que me deixou de molho algumas semanas: meu joelho.
   Já estou recuperado, mas para o mês não passar em branco, deixo aqui o link da minha página no Facebook com algumas fotos. Ainda estou montando, mas sugestões são sempre bem vindas.

Facebook Trilhos e Trilhas RJ

   Logo logo tem mais expedições para compartilhar aqui.

   Até a Próxima.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Mais da Cidade Imperial.


   Quem acompanhou as últimas postagens percebeu que o foco de nossas expedições está voltado para a finada Estrada de Ferro Leopoldina, mais precisamente na cidade de Petrópolis. Como o lugar é bastante acolhedor e bonito, deixo esse post como um off topic para compartilhar algumas maravilhas da Cidade Imperial.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

A ligação Magé x Visconde de Itaboraí: Andar na linha nem sempre é tão fácil assim…


   Talvez a expedição mais difícil feita por mim até hoje.
   Debaixo de um dia nublado, mas sem expectativa de chuva, segue o grupo de expedicionários atrás de uma Estação/Parada até então pouco falada no meio de pesquisas ferroviárias: Sernambitiba. Como não sabíamos absolutamente nada sobre a mesma, teríamos que ficar atentos a todos os detalhes possíveis para a resolução desse assunto.
   Bom, na verdade essa ligação começa na estação de Saracuruna e é documentada como cheia de entraves para a sua conclusão, que teve início em 1890 e só foi concluída em 1926. Entregue o trecho, este possibilitou que os trens da Leopoldina saíssem do Rio de Janeiro e seguissem direto para Campos e Vitória, já no Espírito Santo. Trocando em miúdos, essa ligação foi a que concluiu o trecho que contorna a Baía de Guanabara.

domingo, 17 de junho de 2012

Miguel Pereira: Em um dos melhores climas do mundo, a Linha Auxiliar ainda respira.


DSC00336
   Em Miguel Pereira, cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro, temos paisagens lindas. O clima da cidade, considerado um dos melhores do mundo e comprovado por mim nas poucas vezes em que visitei este belo lugar, é muito propício para horas e mais horas de caminhadas. Como temos lugares bonitos em nosso país, e como esses lugares são tão mal explorados turisticamente… Uma cultura que aos poucos precisa mudar nesse país.