quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Desbravando a Serra da Estrela

Expedição Guia de Pacobaíba x Piabetá 01-05-2011 080 Serra da Estrela vista da estação Vila Inhomirim
Serra da Estrela, Petrópolis; um dia o trem passou por aqui. Uma paisagem linda, um lugar bucólico, fascinante e misterioso. Um lugar onde o trem já passou. Falar do lugar em si é papo pra horas e horas.


A Serra da Estrela guarda, além de seus segredos do tempo da ditadura militar, muita coisa do Brasil colônia. Vale muito a pena conhecer. Ruínas, antigas senzalas e até mesmo o Caminho do Ouro. Também conhecido como Caminho ou Atalho do Proença. Existe uma infinidade de trilhas para serem feitas ali.
No dia 13/02/2011 fizemos parte da Linha do Norte (inicialmente conhecida como Estrada de Ferro do Príncipe Grão Pará). Parte essa que o trem percorria entre as estações Alto da Serra (Petrópolis) e Vila Inhomirim (Magé). Partindo do local onde era a antiga estação de trem do Alto da Serra (hoje um grande conjunto habitacional), fizemos a descida no antigo leito do trem. Uma descida agradável aos olhos e ao corpo.
A Serra da Estrela abrigou a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará desde 1886, onde alguns anos mais tarde foi comprada pela Estrada de Ferro Leopoldina, sendo assim denominada de Linha do Norte. Esta linha seguia até a cidade de Três Rios. O trem vencia a subida de mais de 800mts com o sistema de cremalheira semelhante ao usado na Estrada de Ferro Corcovado. Esse trecho foi desativado em novembro de 1964. Foi possível ver em detalhes a grandiosidade da engenharia da época. E olha que já se passaram mais de cento e vinte anos. A ponte da Grota Funda, toda construída de pedras e tantas outras pontes e pontilhões impressionam qualquer um. Uma infinidade de riachos e quedas d'água completam a descida de pouco mais de 6km.
DSC00224 Vista lateral da ponte da Grota Funda.
Mais ou menos na metade da descida encontra-se a antiga estação Meio da Serra, hoje servindo de moradia e um pouco descaracterizada. Incrivelmente ainda existem as plataformas. Poucos metros abaixo encontra-se um caminho para a antiga Fábrica de Tecidos Cometa. Da mesma hoje só restam as ruínas e suas chaminés imponentes, tombadas pelo patrimônio histórico cultural. Vale a pena visita-la.
Expedição 13-02-2011 091 Estação Meio da Serra com um “puxadinho” lateral e suas plataformas.
Expedição 13-02-2011 084 Chaminés da antiga Fábrica de Tecidos Cometa.
Saindo do Meio da Serra não é possível acompanhar o leito, pois o mesmo entra num trecho onde existem algumas invasões. Descendo pela Estrada Velha da Estrela até um parque de cultos religiosos, entre nele e antes do portão principal existe uma trilha ao lado esquerdo, meio escondida, onde encontramos novamente o leito do trem. Esse trecho é de mata fechada e exige um pouco mais de atenção. Seguindo sempre em frente encontra-se uma rua asfaltada que leva a estação de Vila Inhomirim. Se você é daquele tipo de pessoa que gosta de tirar foto de tudo, não leva mais do que 4hs para se fazer esse percurso.

Dicas:

Se você mora próximo a uma estação de trem, gastará apenas R$5,80 para chegar no Alto da Serra. Morando próximo a estações do ramal Santa Cruz ou Japeri, saltem em São Cristóvão para fazer baldeação com o trem para Saracuruna. Em Saracuruna existe uma baldeação gratuita no trem para Vila Inhomirim. Descendo em Vila Inhomirim, bem ao lado da estação passa um ônibus que sobe até o Alto da Serra e custa R$3,00. Vale muito a pena.

Pode-se chegar até lá direto, existem ônibus que fazem o serviço até a rodoviária antiga de Petrópolis, mas é bem mais custoso e ainda acrescenta um trecho de caminhada de pelo menos 2km pela Rua Teresa.

Aproveite a trilha para relaxar. Deixe seu stress do dia a dia lá. Terás dias posteriores a essa trilha maravilhosos e a vontade de voltar lá novamente.

Saindo da estação de Vila Inhomirim, bem em frente existe um fonte de água. Abasteça as provisões ali se necessário.
Logo após a ponte da Grota Funda entra-se num trecho de mata, mas com algumas casas. Descendo mais um pouco existe uma clínica da família e uma fonte de água no portão chamada fonte do turista.
Até a próxima.