terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito: Belas paisagens na Linha do Litoral


   Expedição feita em 17/03/2011 em dois trechos: Estação Porto das Caixas x Estação Venda das Pedras e Estação Tanguá x Estação Rio Bonito. Expedição feita por membros do TGVBR, antes da fundação do Trilhos do Rio.
   Cortamos 3 municípios numa caminhada recheada de belas paisagens e, a cada vez que vamos a campo, temos ainda mais certeza de que nossas ferrovias tinham tudo para ter trechos turísticos e de passageiros com muita demanda.
   Começamos por Itaboraí, onde existe o primeiro túnel ferroviário do Brasil, mas que infelizmente não tive a chance de fotografar pois o mesmo encontrava-se (pasmem) soterrado e cheio de lixo. Mais um descaso com a história ferroviária. E com a história do Brasil também, por que não?

   Após termos a ingrata visão de como estava o primeiro túnel ferroviário do Brasil, fomos para o que restou da Estação Porto das Caixas. Infelizmente nada restou dessa estação, que um dia foi um dos pontos e entroncamento dos mais importantes de nosso estado. Nada a declarar a respeito da história.
DSC00119_800x600Essa caixa d’água abastecia as vaporosas da linha. Junto com um abrigo para bomba d’água (foto abaixo) foi o que restou do pátio e da antiga estação de Porto das Caixas.
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   Desolados, partimos para uma caminhada de mais ou menos 5km até a estação de Venda das Pedras para ver em que estado a mesma se encontra. No caminho, imagens curiosas, como a de uma casa de um João de Barro em um dos postes pertencentes a ferrovia.
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   Chegando em Venda das Pedras, vimos que a estação encontra-se ocupada por uma família, mas que a mesma está em estado deplorável, podendo em muito pouco tempo não ser mais possível termos registro dessa construção original.DSC00131_800x600 Estação de Venda das Pedras com a inscrição de Itaboraí por cima de seu dístico original.
DSC00132_800x600Vista de outro angulo: prédio pedindo socorro, caindo aos pedaços.
   Saindo de Venda das Pedras, pegamos um ônibus com destino ao município de Tanguá, para acharmos a estação e verificar seu estado.
DSC00134_800x600A Estação de Tanguá virou Centro Cultural.
DSC00135_800x600Conservadíssima estação de Tanguá.
DSC00138_800x600Alguns políticos ainda conseguem ter bom senso e discernimento e não esquecem do que ajudou a impulsionar a economia de seus municípios…
DSC00139_800x600… e ainda por cima preservam, mostrando que o passado pode andar de mãos dadas com o presente e o futuro. Parabéns a prefeitura de Tanguá.
DSC00140_800x600Estação de Tanguá: exemplo a ser seguido.
   Foi até difícil de acreditar no que vimos em Tanguá, de tão acostumados que estamos em vermos estações esquecidas e abandonadas à própria sorte. Seguimos em mais uma caminhada de mais ou menos 10km rumo a estação de Rio Bonito.
DSC00142_800x600Saindo da estação Tanguá, vi essa cena. Depois de carros de som, dessa vez vi um “jegue de som”.
   Toda a atenção possível para acharmos o que restou da estação Rio dos Índios, estação essa que foi demolida a alguns anos. Após alguns km de caminhada, encontramos apenas sua plataforma. Triste cenário.
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   Depois de acharmos o que restou de Rio dos Índios, fomos em busca do objetivo final: estação Rio Bonito. Quando chegamos lá, o sol já estava se pondo, o que nos mostrou o quanto percorremos naquele dia em busca de registros.
DSC00175_800x600 Entrada do pátio da estação Rio Bonito.
DSC00177_800x600Amv lubrificado. Sinal de atividade da FCA?
DSC00179_800x600Caixa d’água da estação.
   Não consegui fotos da estação por inteira, mas uma coisa que contarei aqui é deprimente. A estação foi restaurada e logo após incendiada. Acidente? Vandalismo? Rodoviarismo? Prefiro não me adentrar nesse assunto e deixar no ar o que pode ter acontecido.
DSC00187_800x600Uma das entradas da estação.
DSC00188_800x600Meio apagado, o dístico da estação.
   A missão foi cumprida, conseguimos registrar o proposto e deixo aqui uma observação: uma caminhada muito agradável, com paisagens lindas e para quem se propor a fazer vale muito a pena. Os dois percursos deram mais ou menos 17km, o que não é muito em se tratando de lugares lindos a serem explorados. Nossas ferrovias cortam e cortavam lugares de uma beleza ímpar, uma pena muitas delas hoje estarem suprimidas ou sub-utilizadas. Como bônus, deixo aqui mais algumas imagens feitas nesse dia.
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Até a próxima.