Expedição feita em 17/03/2011 em dois trechos: Estação Porto das Caixas x Estação Venda das Pedras e Estação Tanguá x Estação Rio Bonito. Expedição feita por membros do TGVBR, antes da fundação do Trilhos do Rio.
Cortamos 3 municípios numa caminhada recheada de belas paisagens e, a cada vez que vamos a campo, temos ainda mais certeza de que nossas ferrovias tinham tudo para ter trechos turísticos e de passageiros com muita demanda.
Começamos por Itaboraí, onde existe o primeiro túnel ferroviário do Brasil, mas que infelizmente não tive a chance de fotografar pois o mesmo encontrava-se (pasmem) soterrado e cheio de lixo. Mais um descaso com a história ferroviária. E com a história do Brasil também, por que não?
Após termos a ingrata visão de como estava o primeiro túnel ferroviário do Brasil, fomos para o que restou da Estação Porto das Caixas. Infelizmente nada restou dessa estação, que um dia foi um dos pontos e entroncamento dos mais importantes de nosso estado. Nada a declarar a respeito da história.
Desolados, partimos para uma caminhada de mais ou menos 5km até a estação de Venda das Pedras para ver em que estado a mesma se encontra. No caminho, imagens curiosas, como a de uma casa de um João de Barro em um dos postes pertencentes a ferrovia.
Chegando em Venda das Pedras, vimos que a estação encontra-se ocupada por uma família, mas que a mesma está em estado deplorável, podendo em muito pouco tempo não ser mais possível termos registro dessa construção original.
Saindo de Venda das Pedras, pegamos um ônibus com destino ao município de Tanguá, para acharmos a estação e verificar seu estado.
Foi até difícil de acreditar no que vimos em Tanguá, de tão acostumados que estamos em vermos estações esquecidas e abandonadas à própria sorte. Seguimos em mais uma caminhada de mais ou menos 10km rumo a estação de Rio Bonito.
Toda a atenção possível para acharmos o que restou da estação Rio dos Índios, estação essa que foi demolida a alguns anos. Após alguns km de caminhada, encontramos apenas sua plataforma. Triste cenário.
Depois de acharmos o que restou de Rio dos Índios, fomos em busca do objetivo final: estação Rio Bonito. Quando chegamos lá, o sol já estava se pondo, o que nos mostrou o quanto percorremos naquele dia em busca de registros.
Não consegui fotos da estação por inteira, mas uma coisa que contarei aqui é deprimente. A estação foi restaurada e logo após incendiada. Acidente? Vandalismo? Rodoviarismo? Prefiro não me adentrar nesse assunto e deixar no ar o que pode ter acontecido.
A missão foi cumprida, conseguimos registrar o proposto e deixo aqui uma observação: uma caminhada muito agradável, com paisagens lindas e para quem se propor a fazer vale muito a pena. Os dois percursos deram mais ou menos 17km, o que não é muito em se tratando de lugares lindos a serem explorados. Nossas ferrovias cortam e cortavam lugares de uma beleza ímpar, uma pena muitas delas hoje estarem suprimidas ou sub-utilizadas. Como bônus, deixo aqui mais algumas imagens feitas nesse dia.
Até a próxima.