sábado, 19 de maio de 2012

De Guia de Pacobaíba até Piabetá: Trilhando paisagens de nossa primeira ferrovia.


   Marco Zero da ferrovia nacional, Guia de Pacobaíba, no município de Magé, está hoje para os ferroviários e ferroviaristas como o Vaticano está para os católicos. Fazendo essa comparação, fica mais fácil de se entender o sentimento de pessoas ligadas com a ferrovia em conhecer o lugar. Lá está a primeira estação ferroviária do Brasil, onde se inicia a Estrada de Ferro Mauá, construída pelo grande Irineu Evangelista de Souza, também conhecido por Barão de Mauá, em 1854.

03A bela estação Guia de Pacobaíba.
   E lá fomos nós explorar os vestígios dessa antiga ferrovia num percurso de quase 12km entre a estação Guia de Pacobaíba e a estação Piabetá. Um trecho recheado de belezas naturais e muitos vestígios de nossa primeira ferrovia.
DSC00253Parte do pátio da estação.
DSC00259A estação recém reformada.
   Lado a lado com a natureza, fizemos o caminho que todo o Império teve a honra de percorrer em sua inauguração e depois muitos e muitos cidadãos comuns tiveram a honra de faze-lo também. Uma pena que não o fizemos de trem, mas valeu mesmo assim.
DSC00273O “túnel verde”: como a natureza é majestosa.
   Muitas pessoas que moram na região ainda tinham lembranças latentes sobre o trem. Um pecado um trecho desse ter sido abandonado.
DSC00275Pontilhão em arco da ferrovia.
   A cada metro percorrido ficava evidente o quanto a ferrovia faz falta ao povo do seu entorno. Um povo com vida difícil, mas que não perde a esperança de um dia o trem voltar, trazendo o progresso de outrora.
DSC00287O leito bem preservado.
DSC00288Belas paisagens ao longo do leito.
    Com a brisa batendo em nossos rostos, seguíamos em frente e contemplávamos uma paisagem que nos foi roubada, pois muita gente não tem sequer conhecimento dessa parte de nossa história. Com o propósito de divulgarmos uma fração disso tudo que seguimos em frente catalogando e mostrando que ainda existem lugares onde o “velho” pode conviver com o “novo”.
   Depois de algumas horas de caminhada (digo horas porque paramos diversas vezes para catalogar as coisas), acaba-se o trecho rural da ferrovia e volta-se ao meio urbano. É feita a travessia da estrada Rio x Teresópolis. Nesse ponto (Avenida Caiobá), mais da metade do percurso já foi concluído e o que se vê agora são os trilhos compartilhando a via urbana em alguns pontos. Está chegando o fim da trilha.
DSC00326A chegada em Piabetá.
   O trecho não impõe um grau de dificuldade grande por ser quase todo ele fácil de se identificar, mas em alguns locais a mata se fecha, o que requer muito cuidado das pessoas. Atenção com animais em trechos de mata fechada também nunca é demais, afinal alguns animais não proporcionam encontros muito agradáveis.
   Fica a dica para uma trilha inesquecível, histórica e - porque não dizer - Imperial.
Até a próxima.