quinta-feira, 4 de abril de 2013
Os mistérios da Estrada de Ferro Rio d’Ouro: De Cava até Tinguá, o antigo Ramal de Iguassú.
Pense em lugares bucólicos nos dias de hoje? Alguns conhecem muitos e muitos conhecem alguns. Pois é, em paisagens bucólicas em plena Baixada Fluminense nos dias atuais, ainda existem pessoas que sentem falta de levar suas colheitas para a Capital Fluminense para garantir o sustento de suas famílias. Até início dos ano 70 isso era possível graças ao trem, hoje… Não mais! Entre belas paisagens, depoimentos de antigos moradores, abandono de nossas autoridades, coragem para encarar o desconhecido e sempre caminhando ao lado de adutoras e ruínas seculares, lá fomos nós percorrermos parte da história esquecida de nosso Estado. Lá fui eu conhecer um pouco mais da Rio d’Ouro.
terça-feira, 12 de março de 2013
Agradecimento e reconhecimento pelo trabalho feito pelos membros do “Trilhos do Rio”
Pessoal, sei que estou devendo uma postagem desde o ano passado. Mas acabaram acontecendo algumas coisas que não me deixaram ir à campo. Enfim, o jejum acabou no dia 10/03/2013. Percorremos o trecho de Vila de Cava até Tinguá, da extinta e saudosa Estrada de Ferro Rio d’Ouro. Logo posto aqui.
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Trilhos e Trilhas RJ no Facebook
Estou devendo uma postagem esse mês. Eu gostaria muito de estar postando nesse exato momento mais alguma expedição feita, mas aconteceu um probleminha comigo. Nada demais, mas que me deixou de molho algumas semanas: meu joelho.
Já estou recuperado, mas para o mês não passar em branco, deixo aqui o link da minha página no Facebook com algumas fotos. Ainda estou montando, mas sugestões são sempre bem vindas.
Facebook Trilhos e Trilhas RJ
Logo logo tem mais expedições para compartilhar aqui.
Até a Próxima.
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Mais da Cidade Imperial.
Quem acompanhou as últimas postagens percebeu que o foco de nossas expedições está voltado para a finada Estrada de Ferro Leopoldina, mais precisamente na cidade de Petrópolis. Como o lugar é bastante acolhedor e bonito, deixo esse post como um off topic para compartilhar algumas maravilhas da Cidade Imperial.
quinta-feira, 19 de julho de 2012
A ligação Magé x Visconde de Itaboraí: Andar na linha nem sempre é tão fácil assim…
Talvez a expedição mais difícil feita por mim até hoje.
Debaixo de um dia nublado, mas sem expectativa de chuva, segue o grupo de expedicionários atrás de uma Estação/Parada até então pouco falada no meio de pesquisas ferroviárias: Sernambitiba. Como não sabíamos absolutamente nada sobre a mesma, teríamos que ficar atentos a todos os detalhes possíveis para a resolução desse assunto.
Bom, na verdade essa ligação começa na estação de Saracuruna e é documentada como cheia de entraves para a sua conclusão, que teve início em 1890 e só foi concluída em 1926. Entregue o trecho, este possibilitou que os trens da Leopoldina saíssem do Rio de Janeiro e seguissem direto para Campos e Vitória, já no Espírito Santo. Trocando em miúdos, essa ligação foi a que concluiu o trecho que contorna a Baía de Guanabara.
domingo, 17 de junho de 2012
Miguel Pereira: Em um dos melhores climas do mundo, a Linha Auxiliar ainda respira.
Em Miguel Pereira, cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro, temos paisagens lindas. O clima da cidade, considerado um dos melhores do mundo e comprovado por mim nas poucas vezes em que visitei este belo lugar, é muito propício para horas e mais horas de caminhadas. Como temos lugares bonitos em nosso país, e como esses lugares são tão mal explorados turisticamente… Uma cultura que aos poucos precisa mudar nesse país.
segunda-feira, 28 de maio de 2012
Paisagens ferroviárias.
Quem disse que onde o trem passa ou já passou, não se vislumbra paisagens naturais de tirar o folego? Sim, elas existem e são muitas. Abaixo vou colocar algumas fotos feitas por mim nessas trilhas que tanto amo fazer.
sábado, 19 de maio de 2012
De Guia de Pacobaíba até Piabetá: Trilhando paisagens de nossa primeira ferrovia.
Marco Zero da ferrovia nacional, Guia de Pacobaíba, no município de Magé, está hoje para os ferroviários e ferroviaristas como o Vaticano está para os católicos. Fazendo essa comparação, fica mais fácil de se entender o sentimento de pessoas ligadas com a ferrovia em conhecer o lugar. Lá está a primeira estação ferroviária do Brasil, onde se inicia a Estrada de Ferro Mauá, construída pelo grande Irineu Evangelista de Souza, também conhecido por Barão de Mauá, em 1854.
sábado, 21 de abril de 2012
Blog Estrada de Ferro Maricá
Quer conhecer um pouco mais sobre a extinta Estrada de Ferro Maricá? Então acompanhe http://efmarica.blogspot.com.br/.
Além de histórias e fotos da extinta ferrovia, fala também sobre ferreomodelismo. Muito bacana o espaço, recomendo para uma boa leitura.
Abraços
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