Antes de tomar coragem para de fato embarcar nas trilhas, ainda tinha algumas dúvidas pairando em minha cabeça. Aqui deixo algumas dicas para os aventureiros de primeira viagem.
* É muito importante que se faça um mapeamento prévio do local a ser seguido. O Google Earth é uma ferramenta que ajuda muito. Agora tem o Google Street View também. Aconselho que usem e se faça um planejamento em cima de uma dessas duas ferramentas.
* A companheira mochila com alguns aparatos: kit primeiro socorros, repelente e lanterna.
* Muito líquido. O desgaste de uma caminhada é muito grande, principalmente para quem gosta de catalogar coisas pelo percurso. Água nunca é demais.
* Refeições leves. Biscoitos salgados são obrigatórios em nossas caminhadas.
* Protetor solar, boné e roupas apropriadas. O sol é um grande inimigo em caminhadas longas. Estamos acostumados a fazer trilhas de mais de 10km e seus efeitos são drásticos.
* Acreditem no ser humano. Por mais incrível que pareça, ainda existem pessoas de bem e com bom coração. Haverá sempre alguém para ajudá-los. Nunca se demonstrem perdidos. Na dúvida, retornem ao ponto inicial.
* Para se fazer uma trilha, é preciso a seguinte soma: 80% de coragem + 20% de falta de juízo (sempre tem alguém que fala que somos meio doidos) = um dia agradável, que será lembrado por muito tempo.
Boa(s) trilha(s)