quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Mais da Cidade Imperial.


   Quem acompanhou as últimas postagens percebeu que o foco de nossas expedições está voltado para a finada Estrada de Ferro Leopoldina, mais precisamente na cidade de Petrópolis. Como o lugar é bastante acolhedor e bonito, deixo esse post como um off topic para compartilhar algumas maravilhas da Cidade Imperial.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

A ligação Magé x Visconde de Itaboraí: Andar na linha nem sempre é tão fácil assim…


   Talvez a expedição mais difícil feita por mim até hoje.
   Debaixo de um dia nublado, mas sem expectativa de chuva, segue o grupo de expedicionários atrás de uma Estação/Parada até então pouco falada no meio de pesquisas ferroviárias: Sernambitiba. Como não sabíamos absolutamente nada sobre a mesma, teríamos que ficar atentos a todos os detalhes possíveis para a resolução desse assunto.
   Bom, na verdade essa ligação começa na estação de Saracuruna e é documentada como cheia de entraves para a sua conclusão, que teve início em 1890 e só foi concluída em 1926. Entregue o trecho, este possibilitou que os trens da Leopoldina saíssem do Rio de Janeiro e seguissem direto para Campos e Vitória, já no Espírito Santo. Trocando em miúdos, essa ligação foi a que concluiu o trecho que contorna a Baía de Guanabara.

domingo, 17 de junho de 2012

Miguel Pereira: Em um dos melhores climas do mundo, a Linha Auxiliar ainda respira.


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   Em Miguel Pereira, cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro, temos paisagens lindas. O clima da cidade, considerado um dos melhores do mundo e comprovado por mim nas poucas vezes em que visitei este belo lugar, é muito propício para horas e mais horas de caminhadas. Como temos lugares bonitos em nosso país, e como esses lugares são tão mal explorados turisticamente… Uma cultura que aos poucos precisa mudar nesse país.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Paisagens ferroviárias.


   Quem disse que onde o trem passa ou já passou, não se vislumbra paisagens naturais de tirar o folego? Sim, elas existem e são muitas. Abaixo vou colocar algumas fotos feitas por mim nessas trilhas que tanto amo fazer.

sábado, 19 de maio de 2012

De Guia de Pacobaíba até Piabetá: Trilhando paisagens de nossa primeira ferrovia.


   Marco Zero da ferrovia nacional, Guia de Pacobaíba, no município de Magé, está hoje para os ferroviários e ferroviaristas como o Vaticano está para os católicos. Fazendo essa comparação, fica mais fácil de se entender o sentimento de pessoas ligadas com a ferrovia em conhecer o lugar. Lá está a primeira estação ferroviária do Brasil, onde se inicia a Estrada de Ferro Mauá, construída pelo grande Irineu Evangelista de Souza, também conhecido por Barão de Mauá, em 1854.

sábado, 21 de abril de 2012

Blog Estrada de Ferro Maricá

 

   Quer conhecer um pouco mais sobre a extinta Estrada de Ferro Maricá? Então acompanhe http://efmarica.blogspot.com.br/.

   Além de histórias e fotos da extinta ferrovia, fala também sobre ferreomodelismo. Muito bacana o espaço, recomendo para uma boa leitura.

Abraços

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito: Belas paisagens na Linha do Litoral


   Expedição feita em 17/03/2011 em dois trechos: Estação Porto das Caixas x Estação Venda das Pedras e Estação Tanguá x Estação Rio Bonito. Expedição feita por membros do TGVBR, antes da fundação do Trilhos do Rio.
   Cortamos 3 municípios numa caminhada recheada de belas paisagens e, a cada vez que vamos a campo, temos ainda mais certeza de que nossas ferrovias tinham tudo para ter trechos turísticos e de passageiros com muita demanda.
   Começamos por Itaboraí, onde existe o primeiro túnel ferroviário do Brasil, mas que infelizmente não tive a chance de fotografar pois o mesmo encontrava-se (pasmem) soterrado e cheio de lixo. Mais um descaso com a história ferroviária. E com a história do Brasil também, por que não?

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Expedição aos Pátios Desativados na Região Central do Rio


   No dia 05/02/2012, eu e mais dois amigos expedicionários do Trilhos do Rio ( www.trilhosdorio.com.br/forum ) fizemos uma expedição aos pátios da Marítima, Praia Formosa e Barão de Mauá. De Barão de Mauá aproveitamos e fomos em Alfredo Maia, investigar o que restou de sua estação (nenhum vestígio aparente) e sua antiga oficina e instalações. Um cenário desolador, que nos mostra claramente o quanto o transporte ferroviário foi abandonado por nossos governantes.
   Bom, mesmo nem tudo sendo flores, esse é um roteiro que pode ser feito por qualquer um sem nenhuma dificuldade.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fórum Trilhos do Rio

   Essa semana entrou no ar um fórum voltado para debates, dúvidas e postagens de materiais ferroviários voltado inicialmente para o Rio de Janeiro. O propósito é atingir, em médio prazo, nível nacional.

   De plataforma funcional, de fácil entendimento, abre-se espaço também para descontração. Espera-se que dentro de pouco tempo haja uma quantidade considerável de material disponível para pesquisas, fotos históricas, relatos de expedições em campo, relatos de pessoas conhecedoras de ferrovias desativadas e troca de experiências entre os usuários.

   O cadastro para tornar-se membro do fórum é rápido.

   Embarque nessa conosco.

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/

Contamos com sua visita.