segunda-feira, 28 de maio de 2012

Paisagens ferroviárias.


   Quem disse que onde o trem passa ou já passou, não se vislumbra paisagens naturais de tirar o folego? Sim, elas existem e são muitas. Abaixo vou colocar algumas fotos feitas por mim nessas trilhas que tanto amo fazer.

sábado, 19 de maio de 2012

De Guia de Pacobaíba até Piabetá: Trilhando paisagens de nossa primeira ferrovia.


   Marco Zero da ferrovia nacional, Guia de Pacobaíba, no município de Magé, está hoje para os ferroviários e ferroviaristas como o Vaticano está para os católicos. Fazendo essa comparação, fica mais fácil de se entender o sentimento de pessoas ligadas com a ferrovia em conhecer o lugar. Lá está a primeira estação ferroviária do Brasil, onde se inicia a Estrada de Ferro Mauá, construída pelo grande Irineu Evangelista de Souza, também conhecido por Barão de Mauá, em 1854.

sábado, 21 de abril de 2012

Blog Estrada de Ferro Maricá

 

   Quer conhecer um pouco mais sobre a extinta Estrada de Ferro Maricá? Então acompanhe http://efmarica.blogspot.com.br/.

   Além de histórias e fotos da extinta ferrovia, fala também sobre ferreomodelismo. Muito bacana o espaço, recomendo para uma boa leitura.

Abraços

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito: Belas paisagens na Linha do Litoral


   Expedição feita em 17/03/2011 em dois trechos: Estação Porto das Caixas x Estação Venda das Pedras e Estação Tanguá x Estação Rio Bonito. Expedição feita por membros do TGVBR, antes da fundação do Trilhos do Rio.
   Cortamos 3 municípios numa caminhada recheada de belas paisagens e, a cada vez que vamos a campo, temos ainda mais certeza de que nossas ferrovias tinham tudo para ter trechos turísticos e de passageiros com muita demanda.
   Começamos por Itaboraí, onde existe o primeiro túnel ferroviário do Brasil, mas que infelizmente não tive a chance de fotografar pois o mesmo encontrava-se (pasmem) soterrado e cheio de lixo. Mais um descaso com a história ferroviária. E com a história do Brasil também, por que não?

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Expedição aos Pátios Desativados na Região Central do Rio


   No dia 05/02/2012, eu e mais dois amigos expedicionários do Trilhos do Rio ( www.trilhosdorio.com.br/forum ) fizemos uma expedição aos pátios da Marítima, Praia Formosa e Barão de Mauá. De Barão de Mauá aproveitamos e fomos em Alfredo Maia, investigar o que restou de sua estação (nenhum vestígio aparente) e sua antiga oficina e instalações. Um cenário desolador, que nos mostra claramente o quanto o transporte ferroviário foi abandonado por nossos governantes.
   Bom, mesmo nem tudo sendo flores, esse é um roteiro que pode ser feito por qualquer um sem nenhuma dificuldade.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fórum Trilhos do Rio

   Essa semana entrou no ar um fórum voltado para debates, dúvidas e postagens de materiais ferroviários voltado inicialmente para o Rio de Janeiro. O propósito é atingir, em médio prazo, nível nacional.

   De plataforma funcional, de fácil entendimento, abre-se espaço também para descontração. Espera-se que dentro de pouco tempo haja uma quantidade considerável de material disponível para pesquisas, fotos históricas, relatos de expedições em campo, relatos de pessoas conhecedoras de ferrovias desativadas e troca de experiências entre os usuários.

   O cadastro para tornar-se membro do fórum é rápido.

   Embarque nessa conosco.

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/

Contamos com sua visita.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Desbravando a Serra da Estrela

Expedição Guia de Pacobaíba x Piabetá 01-05-2011 080 Serra da Estrela vista da estação Vila Inhomirim
Serra da Estrela, Petrópolis; um dia o trem passou por aqui. Uma paisagem linda, um lugar bucólico, fascinante e misterioso. Um lugar onde o trem já passou. Falar do lugar em si é papo pra horas e horas.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Colocando o pé na estrada

   Antes de tomar coragem para de fato embarcar nas trilhas, ainda tinha algumas dúvidas pairando em minha cabeça. Aqui deixo algumas dicas para os aventureiros de primeira viagem.

* É muito importante que se faça um mapeamento prévio do local a ser seguido. O Google Earth é uma ferramenta que ajuda muito. Agora tem o Google Street View também. Aconselho que usem e se faça um planejamento em cima de uma dessas duas ferramentas.

* A companheira mochila com alguns aparatos: kit primeiro socorros, repelente e lanterna.

* Muito líquido. O desgaste de uma caminhada é muito grande, principalmente para quem gosta de catalogar coisas pelo percurso. Água nunca é demais.

* Refeições leves. Biscoitos salgados são obrigatórios em nossas caminhadas.

* Protetor solar, boné e roupas apropriadas. O sol é um grande inimigo em caminhadas longas. Estamos acostumados a fazer trilhas de mais de 10km e seus efeitos são drásticos.

* Acreditem no ser humano. Por mais incrível que pareça, ainda existem pessoas de bem e com bom coração. Haverá sempre alguém para ajudá-los. Nunca se demonstrem perdidos. Na dúvida, retornem ao ponto inicial.

* Para se fazer uma trilha, é preciso a seguinte soma: 80% de coragem + 20% de falta de juízo (sempre tem alguém que fala que somos meio doidos) = um dia agradável, que será lembrado por muito tempo.

Boa(s) trilha(s)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Apresentação

   Expedição Guia de Pacobaíba x Piabetá 01-05-2011 014 Estação Guia de Pacobaíba. Patrimônio meio esquecido pelas autoridades, não por nós.
   Me chamo Luiz Eduardo, tenho 30 anos, trabalho como representante de uma marca de eletro-eletrônicos e sou pai de dois filhos lindos. Ah, sou vascaíno também.
   Bom, tudo começou com pesquisas na internet sobre um hobbie até então mal compreendido por muitos: trens e ferrovias. Uma das coisas que ma dá mais prazer no meu tempo vago. Voltemos. Na net achamos de tudo um pouco. Fui descobrindo um e outro site de fontes confiáveis e alí comecei a me dedicar as minhas pesquisas.
   Um desses sites oferece uma gama infinita de material ferroviário para pesquisas diversas: fotos, relatos, mapas…, mas ainda faltava alguma coisa. Em um ou outro blog, acabei descobrindo o trabalho de pessoas que, além de compartilhar a paixão por trens e ferrovias, sempre que podiam faziam trabalho de campo. E trabalhos muito eficazes, diga-se de passagem.
   Fui me encorajando e comecei a participar de fóruns. Mas de início apenas “olhando por fora”. Antes de me cadastrar e tornar-me um membro ativo, vi e aprendi muita coisa. Demorei um ano para me tornar membro de dois fóruns. Hoje não fico um dia sequer sem dar uma espiadinha em ambos.
   Bom, compartilharei a partir de agora algumas coisas que serão de grande valia para quem ainda não se encorajou em trilhas – ferroviárias ou não – mas que morre de vontade.
Fiquem ligados.